UAI
Feita para o deserto

KTM 450 Rally Replica 2025: camelo sob encomenda

Pronta para os desafios nas dunas e areias dos desertos, moto foi completamente reprojetada nas especificações técnicas e no visual

Publicidade
Modelo 2025 teve o visual atualizado e passou por mudanças nas especificações técnicas
Modelo 2025 teve o visual atualizado e passou por mudanças nas especificações técnicas Foto: KTM/Divulgação

Desde 2020, a marca austríaca não atualizava o modelo KTM 450 Rally Replica, preparado de fábrica e utilizado inclusive para competições como o badalado Rally Dakar, por exemplo. O modelo 2025, produzido praticamente a mão nas instalações da KTM Motorsports, na Áustria, desconta o atraso e muda tudo. É o modelo que mais se aproxima das motos oficiais de competição (Factoring Racing) nas especificações e no visual. Porém, serão apenas 100 unidades, comercializadas a partir de 24 de abril, para pilotos de todo o mundo.

KTM 450 Rally Replica 2025 branca com detalhes laranja e preto de frente estática no estúdio
Em vez do tradicional desenho em treliça, a estrutura agora é em aço soldada à mão Foto: KTM/Divulgação

A moto tem uma clientela fiel, afinal, das 46 edições do Rally Dakar, a KTM venceu 19 vezes e conquistou 235 etapas durante a competição. As mudanças da KTM 450 Rally Replica começam pelo quadro. Em vez do tradicional desenho em treliça, a estrutura agora é em aço soldada à mão, com peças hidroformadas e cortadas a laser. O subquadro traseiro tem uma particularidade. Um tanque de combustível de 16 litros é parte da estrutura, junto com mais dois laterais de 9 e 9,5 litros com duas bombas independentes, somando 34,5 litros e grande autonomia.

KTM 450 Rally Replica 2025 branca com detalhes laranja e preto de lateral no estúdio
Motor da KTM 450 Rally Replica 2025 tem um cilindro, 450cm³ e cabeçote SOHC (comando simples) reprojetado Foto: KTM/Divulgação

Refrigeração do motor

O motor da KTM 450 Rally Replica tem um cilindro, 450cm³ e cabeçote SOHC (comando simples) reprojetado. A embreagem e a caixa de marchas foram reforçadas para suportar as maiores exigências. Integrado à tampa do motor, um espaço para guardar ferramentas. O sistema de arrefecimento também foi refeito. O radiador único do modelo passado foi substituído por dois, que funcionam separadamente, mantendo o motor na temperatura ideal.

KTM 450 Rally Replica 2025 branca com detalhes laranja e preto de traseira estática nas dunas
Na traseira, o amortecedor XACT PRO 7750 é ligado ao quadro por balança em alumínio fundido oca, para redução de peso Foto: KTM/Divulgação

As suspensões são WP (White Power, vinculadas ao grupo KTM), com especificações Pro. Na dianteira, garfo com válvulas cônicas de cartucho fechado XACT PRO de 48mm de diâmetro. O guidão da KTM 450 Rally Replica tem amortecedor de direção Scotts. Na traseira, o amortecedor XACT PRO 7750 é ligado ao quadro por balança em alumínio fundido oca, para redução de peso. As suspensões são amplamente reguláveis.

KTM 450 Rally Replica 2025 branca com detalhes laranja e preto detalhe do guidão e painel estática nas dunas
A torre de navegação foi especialmente desenvolvida em fibra de carbono super leve e o painel é mais estreito e compacto Foto: KTM/Divulgação

Informações à vista

A torre de navegação, onde são fixadas as informações do roteiro fornecidas pela organização das provas e os aparelhos digitais de navegação, como o road book, foi especialmente desenvolvida em fibra de carbono super leve. O painel mais estreito e compacto tem luzes de advertência integradas. Todo o conjunto fica encapsulado em uma nova carenagem mais aerodinâmica.

KTM 450 Rally Replica 2025 branca com detalhes laranja deitada em movimento na areia
A.nova KTM 450 Rally Replica 2025 ficou ainda mais valente para enfrentar os desafios nas areias Foto: KTM/Divulgação

Na frente da carenagem, o sistema de iluminação agora é em LED, com mais de 30% de eficiência em relação ao modelo anterior, garantindo mais segurança para os trechos com pouca luz natural, nas partidas ainda muito cedo, ou nas chegadas depois do pôr do sol, durante as competições. Toda a mexida também alterou o visual da KTM 450 Rally Replica, que ficou ainda mais agressivo.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas